De olho no tamanho do soutien

26-02-2010 19:13

Olga Benário

Em uma pesquisa internacional feita pela fabricante de lingeries LIZ e por cientistas da Universidade de Portsmouth, do Reino Unido, descobriu-se que 80% das mulheres no mundo usam o soutien do tamanho errado.

A peça que já ganhou destaque nas passarelas, editoriais de moda, novelas e um bom espaço nos armários femininos, é alvo da atenção dos especialistas. Afinal que mulher não pensa na lingerie perfeita, para a ocasião perfeita? Por isso é bom pensar em todos os detalhes.

Segundo dados da pesquisa a escolha por um número maior ou menor, não é somente pelo desconhecimento do tamanho adequado, mas principalmente porque muitas mulheres se sentem constrangidas em admitir ter o seio muito grande ou muito pequeno. As brasileiras mostram este tipo de sentimento claramente ao serem recordistas mundiais em cirurgias mamárias (Abrindo um pequeno parêntese para este fato, agora a cirurgia plástica é oferecida em 36x nos shoppings do Rio).

 

O problema de se usar o soutien inadequadamente não é só a vergonha ou o aperto que eles geralmente passam, mas os males causados a saúde. Como: Cova nos ombros, traumatismo nos seios (quando frouxos e usados para fazer exercício), lesões nas costas, má digestão, dor de cabeça, leite “empedrado” (para aquelas que estão amamentando), além de ressaltar as gordurinhas (quando apertado no tórax e nas costas) e amassar o peito espalhando os para os lados, podendo causar nódulos. O Modismo separou algumas dicas para a escolha do soutien correto.

 

-O soutien precisa estar confortável, porém opte pelo menor em que se sinta assim.

-Você deve ser capaz de passar os dedos por dentro dele.

-Normalmente ele deve ficar certo no ajuste maior e apertado no menor, afinal com o tempo e as lavagens o elástico tende a “afrouxar”.

-Peças que fiquem apertadas no tórax e largas na mama, ou vice-versa, provavelmente nunca ficarão boas em você. Opte por outro modelo ou tamanho.

 

Leia também a matéria sobre moda íntima para 2010.

Voltar

Procurar no site

© 2007 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou integral de imagens ou textos do Modismo, bem como a marca e o nome.