Fio de Sustentação

18-01-2008 00:00

Nova técnica para a beleza: O fio Búlgaro.

Mariza Cardoso

A história dos fios de sustentação começa na Rússia pelo Dr. Marlen Sulamanidze em 1996, desenvolvendo um fio de Polipropileno colocando escamas no próprio fio, denominado o Fio Aptos (antiptose), que significaria anti-queda, considerando que "ptose" é um termo médico para referir-se a queda de tecido. Essas escamas seriam responsáveis pela fixação no tecido celular subcutâneo.

O Fio Búlgaro foi criado pelo Dr. Nicolay Serdev em 1998, essa técnica foi implantada no Brasil em 2004 pelo Dr. Tuillie e pelo Dr. Helio Avelar. A característica do Fio Búlgaro é de um fio 100 % reabsorvível, sintético, hipoalergênico, elástico, flexível e muito resistente. As técnicas para colocar o fio Búlgaro dependem da experiência de cada profissional, entre os lugares mas indicados para realizar a fixação são o periósteo, SMAS (Sistema Músculo Aponeurotico), tecido celular subcutâneo.

Na técnica usada pelo Dr. Rogério Padovan sugere não elevar os músculos e sim os tecidos que ptosam, na qual faz uma sustentação periosteal paralela a mesma, mas sempre no plano supra SMAS, realizando a sustentação do fio com a tração do mesmo, sempre lembrado que a retração da pele deve ser corrigida antes de dar os nós. No último Meeting de Estética Mundial, realizado no Rio de Janeiro semana passada, se mostrou a utilização do Fio Búlgaro. As contra-indicações na colocação do Fio Búlgaro são poucas, entre elas pele muito flácida, pessoas com bastantes rugas, pessoas com psicológico alterado, faces muito finas.

A eleição na colocação do Fio Búlgaro é preferida por vários médicos, já que oferece varias vantagens como ser realizadas em pessoas fumantes, diabéticos (não interfere no processo de coagulação), não afasta aos pacientes de suas atividades e não necessita de internação, podendo ser realizados em uma grande maioria na média de faixa etária de 30 a 75 anos. Mais fácil de retirar que outros fios, e pelo fato de ser reabsorvível, e bem aceito pelo organismo com poucas incidências de rejeição. Pode ser feito antes ou após de qualquer procedimento cirúrgico facial, pode ser feito no ambulatório sob anestesia local. Entre as indicações principais para a colocação do Fio Búlgaro, são pacientes que não querem ser submetidos a procedimentos cirúrgicos convencionais, como lifting de sobrancelhas.

 

Dr. Freddy Gonzalo Camacho Cardona

Rio de Janeiro 02/06/2009

Cirurgia geral & estética

Voltar

Procurar no site

© 2007 Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou integral de imagens ou textos do Modismo, bem como a marca e o nome.